8 Dicas Para Melhorar o Inglês e Conseguir um Emprego no Exterior

Beatriz Rusczyk Cunha
5 min readSep 2, 2021

Disclaimer: fiquei postergando esse texto por achar que não estava ‘pronta’ pra dar dicas, esperando uma hora em que eu me sentisse 100% adaptada à mudança de emprego pra uma empresa no UK pra falar nessa plataforma. O que me deu mais confiança foi conhecer muita gente de todo o mundo inserida no mercado de trabalho daqui, falando inglês do jeito que dá, com ou sem escolinha de inglês. Me fez entender que ter sotaque não é feio, não é errado. É a expressão mais pura de força e coragem.

Sempre gostei muito do meu País, Brasil. Mas também sempre quis conhecer mais do mundo. Muito mais. Pra mim viajar sempre foi um investimento. E todo dinheiro que já gastei com passagens e hospedagens sinto que voltaram pra mim através de memórias, aprendizados e empatia pelo ser humano. Nenhum caminho trilhado foi em vão. E de certa forma, os caminhos passados sempre me deram luz pros próximos caminhos.

Mas chega de filosofia, vim aqui pra compartilhar dicas de algumas coisas que fiz que me ajudaram a evoluir no inglês e, com isso, entrar no mercado de trabalho, na minha área, no Reino Unido.

Há quase 6 meses iniciei minha jornada profissional em Londres, como Product Manager. Uma posição em que é necessário muito contato humano (mais conhecido como muitas reuniões), interações cara a cara (ou através de video calls), apresentações e especificações técnicas (ou seja, escrever muito!), tudo em inglês.

Londres sendo Londres. Foto cortesia da autora.

Comecei a me preparar de forma mais intensa cerca de 1 ano antes de conseguir a minha primeira vaga. Antes disso, já havia estudado em cursinhos e inglês e feito viagens no exterior, cerca de 10 anos atrás. Sei que tive o privilégio de ter acesso a bons professores e poder viajar pra fora, mas várias técnicas que eu uso hoje pra aprender/aprimorar o inglês não exigem um cursinho tradicional. O processo não é rápido, mas com constância é possível chegar em resultados bem legais.

Então aqui vão algumas dicas de como se preparar para conseguir um emprego no exterior (ou mesmo no Brasil em uma empresa estrangeira):

  1. Comece agora e não pare com aulas de inglês

E tem várias maneiras de fazer isso. Hoje tem muitos professores online ou plataformas de language exchange, com preços mais acessíveis ou até mesmo de graça (vide Speaky). Você não precisa necessariamente se matricular num cursinho tradicional de franquia de aulas de inglês. Pra mim, pagar um professor e ter aula com dia e hora marcado sempre foram importantes pra eu manter a constância e disciplina. Às vezes dá preguiça, ô se dá, mas daí você já pagou né, melhor não perder a aula. Nesse último ano, fiz aulas online 1x por semana através de uma escola de inglês conveniada com o meu local de trabalho da época (assim rolava alguns descontos na mensalidade). Sempre encarei aula de línguas como um investimento e prioridade no meu orçamento. Mas mais importante que pagar uma aula, é de fato reservar um horário na agenda, TODA SEMANA, pra estudar inglês.

2. Ouça a rádio local

Aqui no UK a principal rádio de Londres tem um app que é possível ouvir os programas ao vivo, a Global Player. Além de ajudar a entender melhor o sotaque da cidade/País, em vários programas as pessoas ligam pra rádio pra expor sua opinião, e com todo aquele chiado horrível da ligação e os mais variados sotaques de pessoas comuns, é bem desafiador entender o que eles estão falando no início. Mas é exatamente isso que você vai encontrar na vida real. Principalmente quando o recrutador te fizer uma ligação por telefone, com o volume baixo e um sotaque diferente do seu professor de inglês.

3. Leia em voz alta

E de forma teatral. Use bem todos os músculos da sua boca e da face. Vai parecer meio ridículo, então sugiro fazer isso no seu quarto, sem outras pessoas em volta. Eu tentava fazer isso algumas vezes na semana, por uns 10–20 minutos, até eu cansar.

4. Crie um blog

E escreva sobre o que você sabe, ou sobre o que você quer saber um pouco mais. No meu caso, eu escrevi sobre temas relacionados a Product Management, em inglês. Pra mim escrever não tem a pressão de uma conversa ao vivo, então eu podia pesquisar sobre o assunto com calma, escrever, errar e corrigir. Sempre fui a aluna que aprendia escrevendo nos cadernos, então além de aprimorar o inglês, eu aprendi muito conteúdo sobre tecnologia e agile fazendo isso. E todo conteúdo postado virou parte do meu currículo depois.

5. Faça exercícios vocais

Eu não sei quantas vezes eu fiz esse exercício vocal pra melhorar minha pronúncia no inglês. Toda vez que eu ia ter uma entrevista de emprego, eu sentava na frente do computador cerca de 15 minutos antes e focava nos exercícios vocais. Isso me ajudava a entrar na entrevista concentrada, e minha língua ficava muito mais solta do que antes. Apenas 15 minutos de Morning Pronunciation Practice e eu consegui fazer sons estranhos e engraçados com a minha boca que nunca tinha conseguido antes.

6. Use o Grammarly no navegador do Chrome

É de graça e é muito bom. É só baixar o programa no navegador do Chrome e o aplicativo corrige tudo que você escreve errado e ainda dá sugestões de melhorias. Também serve como um dicionário. Basta clicar 2x em uma palavra em inglês que ele mostra os sinônimos daquela palavra. Isso me ajudou a expandir e diversificar o meu vocabulário. Por vezes eu escrevia um texto em inglês e sentia que eu repetia muito algumas palavras. Com o grammarly eu podia buscar sinônimos e deixar meus textos mais ricos e muito mais agradáveis de ler.

7. Faça leituras leves e divertidas em inglês

Por indicação da minha professora de inglês, eu comecei a ler alguns livros que ela me indicava e a procurar matérias interessantes pra conversarmos nas aulas. Todos eram leituras bem leves. Uma delas foi o bestseller The Miracle Morning. Se você não tem um professor te acompanhando, vale procurar um amigo/amiga que queira participar dessa troca. O mais importante é praticar a interpretação de texto. E isso, ao menos pra mim, acontecia quando eu precisava explicar o que eu li.

8. Esqueça a perfeição. Você vai errar

Talvez essa seja a dica mais importante de todas, e a que eu mais tive dificuldade de aplicar na prática. Eu não conheci um estrangeiro aqui que não cometa um erro de inglês de vez em quando. E tá tudo bem, tá tudo certo. O importante é ser compreendido. Às vezes alguém não vai entender uma palavra que você falou. E você vai repetir. E a pessoa vai entender. Faz parte e se você se sentir mal, não vai conseguir se soltar e evoluir. O que me deixou mais tranquila foi perceber que normalmente os britânicos são preguiçosos e não falam nenhuma língua além do inglês. E você está ai se desafiando todo dia, aprendendo todo dia. Isso requer muita coragem. E é muito bonito!

Café, croissant e leitura. Foto cortesia da autora.

Espero que essas dicas tenham ajudado você a mergulhar de vez no inglês e conseguir a oportunidade no exterior que você está buscando. Compartilhe comigo se você usa alguma outra técnica pra aprimorar a comunicação em inglês também! Boa sorte!

--

--